Luís Castro Henriques

Presidente do Conselho de Administração da AICEP


Luís Filipe de Castro Henriques nasceu a 3 de junho de 1978, em Lisboa.
É Mestre em Economia pela Universidade de Cambridge (2008), tem um MBA pelo INSEAD (2009) e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (2002).
Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo.
Foi membro do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo desde 2014, com os pelouros do Investimento (Estrangeiro e Nacional, gerindo directamente a concessão de incentivos financeiros e fiscais e a agenda de captação de novo investimento), Gestão Financeira e Comercial.
Presidiu, por deliberação do CA da AICEP, ao Conselho de Administração da AICEP Global Parques desde 2015 e geriu as diferentes participações financeiras da Agência.
Até se juntar à AICEP, coordenou as áreas de Estratégia de Marketing, Experiência do Cliente, Marketing Analytics no Grupo EDP e liderou diversos projetos de parcerias tecnológicas e desenvolvimento de produto.
Anteriormente desenvolveu, enquanto assessor da Administração da EDP Inovação, intensa actividade na área da Inovação.
Teve funções docentes em diversas disciplinas da licenciatura em Economia na UCP – Crescimento Económico, Introdução à Macroeconomia e Macroeconomia Avançada e Organização Industrial –, tendo iniciado atividade profissional como consultor na McKinsey & Company.
Desempenhou funções públicas enquanto Adjunto do Ministro das Atividades Económicas e do Trabalho do XVI Governo Constitucional e da Secretária de Estado da Habitação do XV Governo Constitucional (03/04).
Recebeu o Prémio Excelência da CGD e vários outros Prémios de Mérito Académico.